24.02.12 - Rota das Salamarias lança livro de receitas

Convidados e autoridades estiveram reunidos na noite de quinta-feira, 23, na Ervateira Pagnussat, para prestigiar o lançamento do livro de receitas Sabores da Rota das Salamarias. A coletânea inclui cerca de 50 receitas da culinária típica italiana, herdadas pelas mães e avós que hoje servem almoços e jantas aos visitantes da Rota, principal roteiro turístico de Marau. A pesquisa de Karina Maculan e Simone Busnello foi realizada junto às senhoras Dozolina Manfrói, Albina Bordignon, Neusa Camera, Rosa Pagnussat, Tereza e Nilze Maculan, todas presenteadas com um exemplar da obra coordenada pelo presidente da Associação Rota das Salamarias, Paulo Dal Paz, com redação de Camila Agostini, fotografia de Odair Andrade e diagramação da Forza Comunicação. O projeto tem apoio do Poder Público Municipal de Marau, EMATER e Innovar Participações. Através do livro, um resgate histórico se faz possível e a cultura dos antepassados permite uma deliciosa viagem no tempo, que leva o leitor para dentro da casa das famílias italianas, no aconchego da casa quentinha, onde o cheiro de comida caseira e a alegria em volta da mesa estão sempre presentes.

Na cerimônia de lançamento, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mauri Bebber, aproveitou para convidar o público a prestigiar a terceira edição do Festival Nacional do Salame de Marau, que será realizado nos dias 1, 2 e 3 de junho, no Salão Paroquial Frei Gentil. O Secretário lembrou ainda, que em breve, será inaugurado o Café da Torre, projeto que contempla um dos mais expressivos cartões postais da cidade. Ao lado da Igreja Matriz será instalado um ponto de informações turísticas, onde os visitantes poderão degustar os produtos fabricados na Rota das Salamarias.

Também se pronunciaram durante o ato de lançamento do livro, o Chefe da Emater de Marau, Jordano Girardi, a presidente do Legislativo marauense, Elisabete Dall'Acqua Alban, e o Prefeito em exercício, Ivanir Roncatto. Após os pronunciamentos, os convidados puderam saborear alguns dos pratos cujas receitas estão disponíveis na publicação que está à venda em todas as propriedades que constituem a Rota das Salamarias. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3342 9501.

Vídeo da Rota das Salamarias ACIM Festival do Salame